Historia
Os processadores são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Por este motivo, são também referenciados como cérebros dos computadores.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demorou alguns anos para chegar também à ideia que temos hoje de como uma CPU funciona. Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina. Os processadores são formados pelo clock, bits interno, memória cache e seus núcleos de processamento que dependendo do modelo pode ser um, dois ou mais.
Existe uma grande variedade de processadores, para os mais variados fins e são varias as diferenças entre cada modelo porem a maioria dos chips compartilham determinadas características. Apesar de não haver um número muito grande de fabricantes, a maior parte do mercado está concentrada nas mãos da Intel e da AMDOs.
Os processadores eram compostos por varios componetes separados, mas desde meados da decada de 1970 eles vem sendo feias em um único circuito integrado, tendo recebido ao nome de microprocessadores. Assim, atualmente, o processador é implementado fisicamente no processado, que tem um unico chip, constituído por milhoes de transistores, divididos em varios grupos de componentes, pondendo-se citar entre eles as unidades de execução e os caches. Conforme afirma Ulysses Ronquillo, 2009, com o conceito de processadores somente surgiu em 1970, os computadores das decadas anterios, 40, 50 e 60, utilizavam formas primitivas de processamento comparadas com as atuais. Na verdade, para executar operações diferentes, era necessario trocar cabos manualmente entre conectores distintos. Grande parte do processamento era executado por válvulas e transistores muito primitivos.Por assim dizer, o aparecimento dos processadores foi algo revolucionário
Fonte: https://www.infowester.com/processadores.php